quinta-feira, 24 de março de 2011

O Ratinho de Dona Maricotinha

A dona Maricotinha tinha um ratinho que sempre andava em roda dela.Certo dia dona Maricotinha fez feijão com toucinho e deixou a panela cozinhando em cima do fogão.Como o ratinho era louco por toucinho, subiu em cima da panela para tomar um caldinho, e caiu lá dentro.Quando a dona Maricotinha foi ver o feijão, viu seu ratinho lá dentro, afogadinho.
Ela ficou desesperada e foi chorar sentada no banco embaixo da laranjeira.
A laranjeira vendo toda aquela choradeira perguntou:
-Oque foi dona Maricotinha, que choradeira toda é essa?
E a dona Maricotinha, em prantos:
-Eu estava fazendo feijão quando o meu ratinho foi pegar um toucinho, caiu dentro da panela de feijão, e morreu afogado.
E a laranjeira então disse:
-Ah, que tristeza! Então por que isso aconteceu, eu vou derrubar todas as minhas folhas e frutos.
E assim o fez.
Havia um passarinho que sempre ia sentar na laranjeira pela manhã para tirar um dedo de prosa.Vendo sua amiga laranjeira tão peladinha, sem folhas nem frutos, perguntou:
-Credo cumadre, o que aconteceu com suas folhas?
E a laranjeira muito triste respondeu:
-Ah seu passarinho, a dona Maricotinha foi cozinhar feijão, o seu ratinho subiu na panela para pegar um toucinho e caiu lá dentro, morrendo afogado. Por isso, resolvi derrubar todas as minhas folhas e frutos.
E o passarinho, ouvindo isso, respondeu:
-Ah, que tristeza! Então porque isso aconteceu, eu vou tirar todas as minhas penas.
E assim o fez.
Masi tarde o passarinho pousou sobre as aspas do boi, que vendo o passarinho todo sem penas perguntou:
-Credo passarinho, porque é que está assim todo depenado?O que aconteceu?
E o passarinho respondeu:
-Ah seu boi, a laranjeira perdeu as folhas e frutos e eu perdi as penas porque dona Maricotinha anda muito triste porque o ratinho subiu na panela de feijão, caiu lá dentro e morreu afogado.
E com a notícia  o boi falou:
-Ah, que tristeza! Então porque isso aconteceu, eu também vou quebrar minhas aspas.
E assim o fez.
Mais tarde o boi foi tomar água no olho d'água, que viu o boi com as aspas quebradas e perguntou:
-Credo seu boi, anda com essas aspas quebradas? O que aconteceu?
E o boi com grande angústia respondeu:
-Ah seu olho d'água, a laranjeira perdeu as folhas e frutos, o passarinho perdeu as penas e eu quebrei as aspas porque dona Maricotinha está muito triste poque o ratinho subiu na panela de feijão, caiu e se afogou.
E o olho d'água muito triste retrucou:
-Ah que tristeza! Então porque isso aconteceu eu vou secar toda a minha água.
E assim o fez.
Perto dali morava um fazendeiro que sempre vinha buscar água no olho d'água. Este chegando ao olho d'água viu que estava seco e perguntou:
-Credo seu olho d'água, tenho sede! Porque anda seco desse jeito?
E o olho d'água respondeu ao fazendeiro:
-Ah seu fazendeiro, a laranjeira derrubou as folhas e frutos, o passarinho perdeu as penas, o boi quebrou as aspas e eu sequei minha água, porque dona Maricotinha está muito triste porque seu ratinho subiu na panela de feijão, caiu e se afogou.
O fazendeiro ouvindo isso disse:
-Não pode ser! Eu quero ver esse ratinho e é agora.
Então o fazendeiro foi até a casa de dona Maricotinha e tirou o ratinho de dentro do feijão, apertando sua barriguinha.O ratinho cuspiu um pouco do caldinho do feijão e acordou, num suspiro.
-Vivaaaaa!-Gritaram o fazendeiro e dona Maricotinha-o ratinho vive!
E com a notícia espalhada a laranjeira voltou a dar laranjas e folhas, o passarinho recuperou as penas, o boi endireitou as aspas e o olho d'água voltou a dar água.
O fazendeiro casou com dona Maricotinha e o ratinho...nunca mais quis saber de toucinho!

História original contada por Cercy Cardoso Corrêa, meu anjo da guarda e falecida avó.
Por Purple Captain

4 comentários:

  1. quando eu era pequena meu pai sempre me contava essa historia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você está aparecendo como anônima aqui no blog...poderia me dizer quem é? Fiquei curiosa, pois até onde eu sei, minha avó foi quem criou essa história...
      Obrigada!!

      Excluir
  2. Essa é antiga! Minha avó contava para minha mãe, que contava para mim, mas a diferença é que aqui não tem final feliz :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que coisa...sinto muito :(
      Não sabia mesmo que era um causo antigo... que legal saber que mais gente conhece, essa história é muito querida por mim hehe
      Com o final feliz, claro hahaha

      Excluir