terça-feira, 30 de setembro de 2014

Flor de Lis De Novo

Segundo a Enciclopédia Larousse :

Flor-de-Lis: 1-Planta bulbosa, ornamental de grandes flores vermelhas-escuras.Originária do México, foi introduzida na Europa. 2-Emblema heráldico representado pela figura de lírio extremamente estilizada, utilizado pela Casa de França desde o século XII e símbolo da realeza na França.


Lis: 1- sinônimo de lírio. 2-rio de Portugal que banha a cidade de Leiria e deságua no Atlântico, perto de Vieira, a 50 km.

Lírio: (do grego leirion pelo latim lilium.) 1-nome comum a diversas plantas ornamentais, da família das liliáceas; possuem bulbos grandes e flores brancas, vermelhas ou amarelas, geralmente salpicadas de pontos de cores que variam com a espécie, perfumadas. 2- A flor dessa planta, açucena, lis. 3-Figurativo: Símbolo da pureza.

Leiria (Portugal): Indústria de tecidos, louças artísticas, vidros, rendas e água mineral.
Cortes de Leiria: nome dado às primeiras cortes portuguesas, convocadas em 1254 por Afonso III. Os representantes dos municípios compareceram a essa corte para deliberar sobre os negócios do reino, conferindo, assim, certos direitos à burguesia. Em 1438 deliberou-se resistir aos mouros, que exigiam Ceuta em troca da vida do infante D. Fernando, que acabou morrendo no cativeiro.


Açucena: (do árabe aç-çuçana): Denominação comum das espécies do gênero  Hip peastrum.( Família das amarilidáceas).




Ainda vou descobrir o que significa a Flor de Lis na formação de Letras...Pureza porque?






Nenhum comentário:

Postar um comentário