sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Redação - Estudo para Vestibular

Insegurança Quanto à Nacionalização de Empresas

             A energia é um setor estratégico para a economia do país, por isso, é de se esperar que  as nacionalizações das empresas de energia na Argentina e na Espanha tenham causado grande rebuliço, inclusive sobre os investidores estrangeiros desses dois países.
             Após um longo período de governo neoliberal onde quase todas as empresas  vinham sendo privatizadas, os dois governos tentam retomar a participação do Estado na economia através das nacionalizações, uma vez que as privatizações não geraram lucro econômico.
                  Por esta medida e outras ações intervencionistas por parte dos presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Espanha, Evo Morales, aumentou o receio sobre investimentos estrangeiros, como é o caso da Petrobras, que suspendeu parte dos investimentos na Argentina por não ter clareza com o que acontecerá no quadro econômico argentino.
             Enquanto a situação da nacionalização de empresas não se tornar estável e satisfatória em ambos os países discutidos, os mesmos não poderão contar com investimentos estrangeiros, pois não há uma lucidez para qual caminho seguirá a economia destes países. 
    







Nenhum comentário:

Postar um comentário