quinta-feira, 14 de maio de 2015

E Começa a Viajar... - Anibal Machado

      

 Ei-lo finalmente diante da locomotiva: - Ah!
        Carecia de energia bastante para ver aquilo, não estava em idade de aproximar-se de tão poderosa coisa. O coração batia-lhe forte. E se ela apitasse de repente, se mexesse e desandasse - que seria dele ali dentro, sozinho, com o monstro cujas intenções desconhecia?
         Na verdade a locomotiva aparentava calma. Mas ele sabia que sua índole era violenta, a prova estava na fúria com que subia a serra e fazia estremecer os pontilhões. Quantos bois já não esmigalhara. Entretanto, pelo que parecia, ou estava distraída no momento, ou era mesmo mansa.
        Ternura foi fazendo intimidade. Tocou-a com o dedo, sentiu um arrepio. O seu dedo na pele do gigante!
        - Não bula menino! - gritou o guarda-chaves. O homem vinha metido num macacão sujo de graxa.
        O menino assustou-se; depois recobrou alento.A locomotiva, que era locomotiva, não se importava... Agora aquele sujeito vinha-se meter a besta!...
       Tornou a espiar de perto. Quanta peça entrelaçada. Alguns tubos vinham de longe, encurvavam-se, de repente afundavam nos intestinos do gigante e repontavam vermelhos; as rodas da frente, de tão pequenas, pareciam de brinquedo; as outras, as que esmagavam os bois, metiam medo. Eixos, manivelas, bielas, cilindros, pistões e, no meio, o bojo do fogo. Ternura deu a volta, foi observar de frente.
       - Ih! Olho medonho!...
        Novo arrepio. Vista de frente, parecia que a máquina vinha devorá-lo em grande velocidade. A chaminé exalava fiapinhos de fumaça.
        Acamaradado com a locomotiva, com a sua locomotiva, Ternura, meio pálido ainda, sentou-se no limpa-trilhos.
       Buliu num parafuso. O monstro não se importou. Ternura fecha os olhos e começa a viajar...

2 comentários:

  1. como era o nome da locomotiva do lucas? - ass. Frederico cabelo de hobbit

    ResponderExcluir
  2. A locomotiva do Lucas se chamava Ema, e a filinha dela, que era do Jim, se chamava Molly...Eu sabia que tu ia perguntar, eu tenho mais alguns textos sobre trens pra colocar aqui no Minestra,mas tem que ser aos poucos porque tô sem tempo pra pôr tudo de uma vez, e também se jogar tudo aí de uma vez, perde a graça...
    Engraçado que eu sempre lembro de ti quando falo de trem, e isso é legal, porque meu livro favorito, que é o Jim Knopff, fala de trem, então eu seeempre lembro de ti :)
    Brigadão por participar aqui, e fiquei feliz por saber que tu sempre lê o Minestra...Mas quando tu lê, comenta por aqui nem que seja um "blu", porque tu viu como a coisa anda aqui...quem lê tem preguiça de falar "blu" e o Minestra acaba sempre vazio, deserto, abandonado de comentários...
    Mais uma vez brigada, continua colocando muitos "blus" aqui ^^
    Saudades de ti Lorde- Pirata cabelo de Hobbit <3

    ResponderExcluir